Democratas da Câmara do Deputados apresentaram nesta segunda-feira (11) o projeto de impeachment contra o presidente Trump por incitar a multidão que atacou o Capitólio na semana passada, causando a morte de cinco pessoas até o momento.
A expectativa é de que o texto de um artigo único seja votado até esta terça-feira (12) e, caso aprovado, siga para o Senado em regime de urgência.
Como esperado, os Republicanos se opuseram a uma resolução pedindo ao vice-presidene, Mike Pence, que invocasse a 25ª Emenda à Constituição americana que poderia afastar Trump sem necessidade de impeachment.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, já havia comunicado neste domingo que se esta medida fosse barrada, a Casa apresentaria formalmente o pedido de destituição de Trump.
“O presidente Trump ameaçou gravemente a segurança dos EUA e das suas instituições governamentais. Ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e colocou em perigo um ramo do governo. Com isso, traiu a confiança dos EUA “, lê-se na resolução.
Este é o segundo pedido de impeachmento que Trump enfrenta durante seu mandato.