A deputada Democrata Alexandria Ocasio-Cortez conseguiu angariar mais de $5 milhões em 96 horas para moradores do Texas, que sofrem as consequências de uma severa tempestade de inverno, apagão e falta de água potável.
Ocasio-Cortez começou a campanha para angariar fundos na quinta-feira (18). Ela também viajou para a região para ajudar os moradores, que enfrentam prateleiras vazias nos supermercados e tentam voltar com suas vidas ao normal.
“Uma coisa é ler e assistir o desastre pela TV. Outra coisa é ver os danos com seus próprios olhos. Estamos tentando conseguir o máximo de ajuda, em um mínimo espaço de tempo”, disse.
A ajuda da deputada chega em meio à crise política enfrentada pelo senador do Texas, Ted Cruz, que viajou para Cancún, no México, com a família nos dias mais críticos vividos pelos moradores de seu Estado. Cruz se desculpou e voltou rapidamente, mas o estrago em sua imagem já havia sido feito.
“Grande desastre”
A Casa Branca anunciou no sábado (20) que o presidente Joe Biden assinou uma ordem de “grande desastre” para o Texas e o envio de verbas federais para o Estado.
O dinheiro prevê assistência para moradia, reparos residenciais e empréstimos de baixo custo para moradores por meio do Federal Emergency Management Agency (FEMA).
Mais de 70 mortes de moradores dos Texas nos últimos dias estão ligadas à onda de frio extremo, de acordo com as autoridades locais.
Cerca de 4 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica desde que um frio histórico, com temperaturas próximas a -20ºC, atingiu o Estado. As tempestades interromperam o fluxo nas rodovias, repletas de neve e gelo, e consequentemente a distribuição de suprimentos para os supermercados. Aos poucos, a energia elétrica está sendo restabelecida, bem como o fornecimento de água potável e o abastecimento dos supermercados.