Brasil Manchete

Delegado da Polícia Federal é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de secretário-geral da Interpol

A instituição, que tem mais de 100 anos, já foi comandada por um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um norte-americano

Valdecy Urquiza disse que sua gestão terá três pilares: tecnologia, inclusão e integridade (Foto: Polícia Federal)
Valdecy Urquiza disse que sua gestão terá três pilares: tecnologia, inclusão e integridade (Foto: Polícia Federal)

Aos 43 anos o  delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi escolhido para ocupar o cargo mais alto da principal organização policial do mundo. O brasileiro foi chancelado pelos países-membros da organização no dia 5 de novembro, na 92ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Glasgow, no Reino Unido. Em seus 101 anos de história, a Interpol teve oito secretários-gerais: um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um norte-americano.

Urquiza já assumiu o comando da instituição substituindo o alemão Jürgen Stock, que assumiu o posto em 2014. O mandato é de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. Ele irá se mudar com a família para Lyon, na França, onde fica a sede da instituição.

Dos 196 países-membros, 153 votaram na Assembleia Geral. Destes,145, representando 96% dos presentes, aprovaram o nome de Urquiza. Seis países votaram contra o brasileiro e dois se abstiveram.

O delegado disse na Assembleia Geral que sua gestão terá três pilares: tecnologia, inclusão e integridade. Ele também enfatizou que a Interpol precisa fornecer às forças policiais em todo o mundo  recursos,  estrutura e suporte para gerenciar e analisar dados, compartilhar informações rapidamente e se manter à frente das organizações criminosas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version