Com os resultados deste meio de semana, ficaram definidas as partidas finais das duas principais competições regionais de seleções.
A final da Copa América será realizada neste domingo, às 9:00PM, no Hard Rock Stadium, em Miami, e reunirá Colômbia e Argentina (atual campeã da Copa América e campeã mundial). Sem dúvida, o estádio estará lotado, porque o sul da Flórida abriga grandes comunidades colombiana e argentina. No sábado, no mesmo horário, Canadá e Uruguai disputarão o terceiro lugar, em Charlotte, North Carolina.
Espanha e Inglaterra são as protagonistas da final da Eurocopa 24, marcada para 3:00PM (horário da Costa Leste dos EUA). As duas seleções eliminaram suas adversárias com o placar de 2 a 1, ambas de virada. Depois de sofrer o gol da França, anotado por Kolo Mouni, a Espanha reagiu com gols de Lamine Yamal e Olmo. A Holanda também abriu o placar com gol de Xavi Simmons, mas foi derrotada com gols de Harry Kane e Watkins, ao final da partida. Quem quiser assistir a final deve sintonizar na FOX Sports.
Na Copa América, a Argentina teve pouco trabalho para despachar o Canadá em uma das semifinais pelo placar de 2 a 0 (gols de Alvarez e Messi). A semifinal entre Colômbia e Uruguai, no entanto, se transformou numa batalha, com direito à expulsão de Daniel Muñoz no final do primeiro tempo. Deste modo, a Celeste Olímpica jogou a segunda etapa mais os acréscimos com um jogador a mais, mas foi incapaz sequer de empatar a partida, depois de Lerma ter feito 1 a 0 para os colombianos ainda na primeira etapa.
A partida foi marcada por jogadas ríspidas que resultaram na expulsão do lateral direito colombiano e na distribuição de vários cartões amarelos a atletas das duas equipes. Como nota triste, Richard Rios, atleta do Palmeiras que está servindo a seleção colombiana, recebeu uma entrada dura de Olivera e teve de deixar o gramado lesionado. Ainda não se sabe a gravidade de sua lesão e sequer se ele estará disponível para participar da final em Miami. No final do jogo, ainda houve um confronto entre torcedores colombianos e jogadores uruguaios, algo que deslustra a competição.
Por fim, um comentário que se faz pertinente. Qual a lógica de se disputar uma partida pela terceira colocação? Isto obriga as delegações a ficarem mais dias na sede da competição para jogar por algo que não faz o menor sentido. Isto somente é válido nos Jogos Olímpicos onde está em jogo uma medalha de bronze. Tanto é que os organizadores da Eurocopa suprimiram esta partida e o destaque fica mesmo é com a final.
A transmissão da final pode ser vista na FOX e FS1, em inglês, e em espanhol nestes canais: FS2, Univision, TUDN, UniMas.
Será que a solução para a Seleção Brasileira está nos gramados brasileiros?
Sempre que a Seleção Brasileira faz má campanha em um torneio internacional surge o questionamento: será que não poderíamos formar uma seleção melhor com os atletas que atuam no território brasileiro?
De certa forma, nossos rivais concordam com essa tese. Selecionados da Colômbia, Uruguai, Paraguai e Venezuela estavam cheios de atletas que jogam em equipes brasileiras. A ponto de se tornarem desfalques importantes nos jogos disputados no Brasileirão durante o período da Copa América. A exceção é o selecionado argentino, que não possui nenhum jogador que atua no Brasil ou na própria Argentina. E olha que há muitos jogadores argentinos em clubes brasileiros – alguns com bastante recursos técnicos.
A título de curiosidade, convocamos aqui 26 jogadores que poderiam compor o elenco da Copa América 2024. Três deveriam ser cortados antes do início do certame:
Goleiros: Weverton (Palmeiras), Bento (Athletico-PR), Rafael (São Paulo)
Laterais: Mayke (Palmeiras), João Pedro (Grêmio), Guilherme Arana (Atlético-MG), Ayrton Lucas (Flamengo)
Zagueiros: Leo Ortiz (Flamengo), Leo Pereira (Flamengo), Fabricio Bruno (Flamengo), Murilo (Palmeiras)
Volantes: Zé Rafael (Palmeiras), Caio Alexandre (Bahia), Lucas Silva (Cruzeiro), Allison (São Paulo), Jean Lucas (Bahia)
Meias: Rafael Veiga (Palmeiras), Gerson (Flamengo), Cauly (Bahia), Matheus Pereira (Cruzeiro), Alan Patrick (Internacional)
Atacantes: Estevão (Palmeiras), Pedro (Flamengo), Everton Cebolinha (Flamengo), Hulk (Atlético-MG), Paulinho (Atlético-MG)
Claro que cada um tem sua própria lista, mas, sem dúvida, esse conjunto de jogadores bem treinados poderia fazer uma boa figura no torneio, sem a necessidade de usar os “expatriados”.
Alguns pontos a se considerar: o Brasileirão deveria ser paralisado durante a Copa América, e isto se torna inexequível porque teria de ser feito com semanas de antecedência, desfalcando as equipes. Para piorar, aqueles que se destacassem certamente receberiam ofertas do Exterior e deixariam de integrar o selecionado “100% brasileiro”.
Movimentada janela de meio de ano no futebol brasileiro
A janela de contratações do meio do ano está novamente aberta. A partir da quarta-feira (10), os times brasileiros poderão inscrever as transferências já efetuadas e ajustar os seus elencos para a sequência da temporada 2024.
Por enquanto, o Cruzeiro é o time que mais se movimentou. A diretoria do clube mineiro fechou sete contratações, com destaque para o goleiro Cássio (ex-Corinthians) e o atacante Kaio Jorge (ex-Juventus, da Itália).
Palmeiras e Botafogo, fortes candidatos ao título do Brasileirão 2024, também estão com importantes novidades. O Verdão contará com o meia Felipe Anderson, o lateral argentino Giay e o atacante Mauricio, enquanto os cariocas vão incorporar o volante Allan, o atacante Igor Jesus e o meia Thiago Almada. O mais novo reforço da janela veio para o Vasco: o badalado Phillipe Coutinho.
Confira os reforços da janela – a tendência é que mais novidades sejam anunciadas nos próximos dias:
Atlético-GO: Jorginho (meia)
Atlético-MG: Bernard (atacante), Junior Alonso (zagueiro) e Lyanco (zagueiro)
Bahia: Iago (lateral)
Botafogo: Allan (volante), Igor Jesus (atacante) e Thiago Almada (meia)
Corinthians: Hugo Souza (goleiro)
Cruzeiro: Cássio (goleiro), Fabrizio Peralta (volante), Jonathan Jesus (zagueiro), Kaio Jorge (atacante), Lautaro Díaz (atacante), Matheus Henrique (volante) e Walace (volante)
Fluminense: Thiago Silva (zagueiro) e Nonato (volante)
Grêmio: Jemerson (zagueiro)
Juventude: Guilherme Castilho (volante) e Ronie Carrillo (atacante)
Palmeiras: Felipe Anderson (meia), Giay (lateral) e Mauricio (atacante)
Vasco: Phillipe Coutinho (meia), Souza (volante) e Alex Teixeira (atacante)
Vitória: Ricardo Ryller (volante).