Local

Decola da Flórida primeiro foguete da Nasa para Lua em mais de 50 anos

O Vulcan Centaur, uma espaçonave privada, embarcou em uma jornada de aproximadamente 46 dias com destino à superfície lunar

A empresa norte-americana United Launch Alliance (ULA) realizou um feito histórico, na segunda-feira (8), ao lançar o foguete Vulcan Centaur em direção à Lua. A decolagem ocorreu às 2:18 am, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. O Vulcan Centaur, uma espaçonave privada, embarcou em uma jornada de aproximadamente 46 dias com destino à superfície lunar. A previsão de pouso está agendada para o dia 23 de fevereiro na região denominada Sinus Viscositatis.

Esta missão marca o retorno dos Estados Unidos à Lua após mais de meio século, sendo a primeira tentativa desde 1972. Desta vez, o protagonismo recai sobre a iniciativa privada, com o artefato da ULA envolto em uma controvérsia relacionada à presença de cinzas e restos mortais humanos, que serão transportados e depositados na Lua, como as do criador da série de ficção científica Star Trek, Gene Roddenberry. Duas empresas que fazem “velório espacial” são responsáveis por essas cargas: a Celestis e a Elysium Space —para depositar restos mortais na Lua, a Celestis, por exemplo, cobra a partir de $ 13 mil.

A Agência Espacial dos Estados Unidos financiou a missão, desembolsando cerca de $ 100 milhões à Astrobotic. O objetivo principal é viabilizar e reduzir os custos de futuras expedições à superfície lunar, além de se preparar para a missão Artemis, um marco significativo na exploração espacial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo