Colunas Cybercrime Expert

Cybercrime Expert: Estava turistando e roubaram meu celular. E agora?

De acordo com relatórios do Ministério Público, em torno de 113 smartphones são roubados ou perdidos a cada minuto nos Estados Unidos

Turistas são alvo de ladrões de celulares. Foto: Travel Safety

Em passeios e viagens para centros históricos, os furtos de celulares são ainda mais comuns e a perda do aparelho vai além do mero prejuízo financeiro, as fotos da viagem e o acesso às contas bancárias, por exemplo, também serão perdidos.

De acordo com relatórios do Ministério Público, em torno de 113 smartphones são roubados ou perdidos a cada minuto nos Estados Unidos, muitos dos quais roubados com o uso da violência. Com o avanço tecnológico, os roubos de smartphones não se limitam apenas à privação material, mas representam uma ameaça significativa à segurança digital. O aumento desses delitos, oferece aos criminosos não apenas os dispositivos, mas também as informações mais importantes das vítimas, como documentos, redes sociais, contas bancárias e até mesmo fotos que os criminosos utilizam para manterem contato com os familiares e amigos da vítima.

Portanto, as ameaças seguem crescendo na mesma proporção que as novas tecnologias, deixando assim, ataques virtuais cada vez mais corriqueiros e sofisticados. Todas as ocorrências similares a essa têm deixado um alerta: Se atente à preservação dos seus dados. Algumas dicas podem ser essenciais para mantê-los a salvo, confira.

Faça o Boletim de Ocorrência

O B.O. pode ser feito na delegacia mais próxima ou online. Assim, é possível evitar que você seja responsabilizado por possíveis usos indevidos de informações e serviços disponíveis no celular, além de realizar junto a operadora o bloqueio do IMEI, isso dificulta o uso do aparelho pelos criminosos. Bloqueie a linha.

Ligue na operadora para bloquear a linha telefônica, isso impede que o criminoso de fazer qualquer tipo de ligação e receber sms. É importante anotar o número de protocolo que confirma o bloqueio.

 Bloqueie as operações bancárias 

Ligue no banco para solicitar o bloqueio de todas as operações da conta, isso impede transferências e compras, dependendo do caso a instituição financeira pode ressarci-lo em caso de perdas.

Informe seus contatos 

Ao informar os contatos, isso diminui a chance que o criminoso aplique golpes, como falso sequestro, pedido de dados bancários, PIX, entre outros. Uma simples postagem em suas redes sociais informando o ocorrido basta para evitar os danos destes golpes.

Apague os dados do celular

Deve ser realizado o mais rápido possível, antes que o celular saia do raio de cobertura, atualmente esse procedimento é feito online sendo IOS ou Android, ele consiste em apagar dados de acesso a redes sociais, fotos, vídeos e documentos.

Recupere as suas senhas

Nessa etapa é importante estar com um novo chip – com o mesmo número que foi bloqueado anteriormente pela operadora – uma vez que você primeiro terá que trocar as senhas dos aplicativos e verificar quais dispositivos estão conectados aquele aparelho para depois desconectá-los do aparelho, geralmente essa etapa pede um código que chega via sms por esse motivo é importante estar com o novo chip.

Se quiser saber mais deste tema, me siga nas redes sociais @wanderson.castilho

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo