Um instrutor de mergulho de 48 anos tentou chegar aos Estados Unidos vindo de Cuba em uma prancha de windsurf para buscar tratamento para um câncer no intestino.
A Guarda Costeira o resgatou em sua prancha a 15 milhas de distância de Islamorada. Parentes de Elian López disseram que ele dá aulas de mergulho, scuba diving e é treinador de windsurf em Varadero, Cuba.
Segundo familiares do instrutor, Elian tem uma bolsa de colostomia. “Ele precisa de tratamento urgente para a sua condição por isso ele está desesperado. O regime totalitário nesta ilha está levando todos os cubanos a uma situação de completo desespero”, disse uma prima de Elian ao site Change.org.
De acordo com a Guarda Costeira, o imigrante estava com um colete salva-vidas e estava com um sistema de GPS e telefone ativos. Ele foi levado para o hospital para avaliação médica.
Familiares e organizações pró-imigrantes estão fazendo um apelo para que Elian consiga tratamento médico nos Estados Unidos. Não há informações do governo se ele vai ficar ou se será deportado para Cuba.