Estados Unidos Manchete

Crimes violentos nos EUA caíram pelo terceiro ano consecutivo em 2023

O crime geralmente tem diminuído desde a década de 1990 nos Estados Unidos

Os crimes violentos nos Estados Unidos diminuíram pelo terceiro ano consecutivo em 2023, incluindo casos de assassinato, estupro e agressão, de acordo com estimativas do Federal Bureau of Investigation divulgadas na segunda-feira (23). O crime violento geral caiu 3% em comparação com o ano anterior, mostram as estatísticas do FBI. O assassinato diminuiu mais de 11%, enquanto o estupro caiu cerca de 9%.

As reduções seguem um aumento acentuado no crime durante a pandemia de Covid-19, quando a taxa de homicídios disparou em seu maior aumento em um único ano já registrado. Os crimes violentos voltaram a cair ligeiramente em 2021 e novamente em 2022, de acordo com as estimativas nacionais de crimes do FBI.

As taxas de criminalidade se tornaram uma questão-chave nas eleições presidenciais de 2024. O relatório de segunda-feira sobre tendências de crimes violentos contraria as alegações do candidato presidencial republicano Donald Trump, que atacou repetidamente a rival democrata Kamala Harris por seu histórico de crime e segurança e afirmou sem evidências que os imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente são responsáveis por uma onda crescente de crimes violentos.

O presidente Joe Biden, em um comunicado, elogiou o declínio do crime, observando os investimentos de seu governo em segurança pública e ações executivas sobre armas. Harris disse que, embora os números representem “grande progresso, não vamos parar agora”.

“Estou comprometido em continuar nosso trabalho para apoiar a aplicação da lei local, investir na prevenção comprovada do crime e na intervenção contra a violência na comunidade e abordar a violência armada com leis de segurança de armas de bom senso”, disse Harris, ex-promotora e promotora distrital da Califórnia.

O crime geralmente tem diminuído desde a década de 1990. A diminuição contínua em 2023 não é surpreendente, dados os dados preliminares que já haviam sido divulgados, mas é difícil explicar exatamente o que está impulsionando a mudança, de acordo com Jeff Asher, analista de dados criminais que trabalhou na CIA e no Departamento de Defesa.

No último relatório divulgado na segunda-feira, as agressões agravadas caíram cerca de 2.8% e os roubos caíram 0.3%. Apesar da diminuição geral, os casos de certos crimes, incluindo roubo de veículos motorizados e crimes de ódio, aumentaram em 2023, de acordo com o FBI.

Trump disse que, se for reeleito, instituirá a pena de morte para traficantes de seres humanos e traficantes de drogas, e não acredita em estatísticas federais como o relatório do FBI mostrando que as tendências de crimes violentos estão diminuindo. Funcionários do FBI se recusaram a comentar as alegações de Trump.

Ernesto Lopez, especialista sênior em pesquisa do Conselho de Justiça Criminal, observou que, embora as tendências nacionais estejam se movendo em uma direção, os efeitos podem não ser sentidos igualmente em todas as cidades, o que pode levar a equívocos públicos sobre as taxas de criminalidade.

Os órgãos de segurança nas maiores cidades do país – aquelas com pelo menos 1 milhão de pessoas – mostraram uma redução de 7% nos crimes violentos em 2023, enquanto as comunidades entre 250,000 e 499,999 pessoas relataram um aumento de 0.3%, mostraram dados do FBI.

“É uma história complicada, mas também é consistente com as descobertas anteriores de que as percepções não correspondem necessariamente aos números”, disse Lopez.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version