Crianças menores de 12 anos que não têm documentos para viverem legalmente nos Estados Unidos terão plano de saúde do Medicaid a partir de janeiro do ano que vem.
A medida foi aprovada esta semana para ser incluída no orçamento de 2023 pelo Senado e pela Câmara. No ano passado, o benefício já incluía crianças menores de oito anos, independentemente do status imigratório. Este ano, o benefício foi estendido a menores de 12 anos.
A exigência para ser incluído no programa é que os pais tenham renda de até $55 mil por ano, entre outros requisitos. O orçamento para esse fim será de $400 mil.
“O fato de conseguirmos incluir este benefício no orçamento do Estado mostra o poder que a comunidade imigrante tem em Connecticut. Mostra também que nossos parlamentares sabem que isso é o certo a ser feito”, afirma a ativista Carolina Bortolleto da Connecticut Students for a Dream.
Carolina liderou diversas manifestações e abaixo-assinados para pedir auxílio aos indocumentados do Estado. “Nossa luta é expandir esse benefício para outras idades, já que o acesso à saúde é um direito de todos e não importa o status imigratório”. (Com informações do CT Mirror)