O dinheiro que todos os governos estaduais e locais receberam da lei CARES (Coronavirus, Aid, Relief, and Economic Security Act) deve ser utilizado até o dia 31 de dezembro de 2020 ou terá que retornar para os cofres federais.
A Florida recebeu $ 110 bilhões e boa parte deste total foi enviada às prefeituras para políticas locais de combate à covid-19.
Vários condados do estado estão, neste momento, com inscrições abertas para repassar verbas diretamente à população mais afetada pela pandemia.
Mas enquanto em alguns lugares como Broward e Palm Beach o prazo de inscrição para que mais pessoas possam solicitar recursos foi prorrogado, em outros como Orange, na Florida central, o dinheiro se esgotou em uma hora.
Pela terceira vez o condado abriu inscrições para repassar até mil dólares aos moradores que enfrentam situação de desemprego e insegurança alimentar.
Segundo o prefeito Jerry L. Demings, esse foram os últimos $9 milhões do total de $243 milhões recebidos da administração estadual.
“O portal de inscrições começou a registrar os pedidos às 8 a.m.; às 9:07 já tinhamos mais de 20 mil inscritos” disse o prefeito pelo twitter. Ele previu que o recurso se esgote rapidamente.
Em Miami, a estratégia de distribuir $250 dólares em vales-compra também revelou a fragilidade econômica que a população atravessa. Milhares de pessoas enfrentaram o clima frio e filas enormes nesta terça-feira (8), mas a segunda rodada de distribuição dos vales se esgotou em 25 minutos.
“Algumas pessoas chegaram aqui às 4 ou 5 horas da manhã para nada,”disse um morador de Miami ao jornal Local10News. Outra distribuição de vales-compra acontecerá na próxima quinta-feira (10).
Algumas autoridades locais já pediram que o Congresso prorrogue o prazo para utilização do dinheiro e envie mais recursos aos gestores das regiões mais carentes.