A empresa farmacêutica Moderna concluiu os testes da fase 3 da vacina contra covid-19 comprovando 94% de eficácia. Com esse resultado, a empresa vai entrar com um pedido de autorização na FDA (Food and Drugs Administration), para uso emergencial do medicamento.
A Moderna deve ser a segunda empresa a fazer o pedido para uso emergencial nos EUA. A primeira foi a Pfizer, que já fez esse pedido na semana passada, tanto nos EUA quanto no Reino Unido. O pedido foi aceito na Inglaterra que, segundo a imprensa local, deve começar a campanha de vacinação na semana que vem.
A decisão sobre a autorização da vacina da Pfizer nos EUA deve sair no dia 10 de dezembro. A Moderna informou que a FDA apresentará uma posição sobre sua vacina no dia 17 de dezembro.
A análise da vacina da Moderna foi baseada em 196 casos – 185 eram participantes do grupo de placebo e 11 no grupo que recebeu a vacina. As únicas pessoas que ficaram gravemente doentes – 30 participantes, incluindo um que morreu – receberam o placebo.