Empregos tecnológicos são responsáveis pela alta demanda e absorvem a maioira das 85 mil vagas
Da redação
Foi esgotada hoje, dia 11, a cota de vistos de trabalho concedidos a profissionais, o H1-B. A cota de 85 mil anual foi aberta ontem, para o exercício 2008, e foi preenchida em menos de 24 horas segundo afirmou o departamento de imigração.
As petiçoes de H1-B apresentadas agora somente serão deliberadas no ano fiscal de 2008, que começa dia 1 de outubro.
Por lei, apenas 65 mil vistos são disponibilizados por ano. Nos últimos dois anos o escritório de imigração ( USCIS – U.S Citizenship and Immigration Services ) ampliou a cota para 85 mil, devido à alta demanda. No ano anterior, as 85 mil foram prenchidas em três semanas. Estas foi a primeira vez que as 85 mil vagas foram preenchidas em um dia.
O programa de Vistos H1-B foi criado em 1990 e durante os anos de 2001 a 2004 o governo permitiu a aprovação, em média, de 195 mil pedidos por ano – atinigndo uma cota extra de 130 mil vistos concedidos. A partir de 2004 a cotra voltou para sua quantidade original.
As empresas responsáveis pela chuva de pedidos são as altas empresas de tecnologia, que empregam, anualmente, milhares de profissionais de outros países, a exemplo da Índia. A maioria dos contratados, porém, já vive e estuda no país; são automaticamente contratados pelas grandes empresas tecnológicas dos EUA quando terminam os estudos.