O Costco está enfrentando ameaças de boicote por parte dos partidários do presidente eleito Donald Trump depois que os executivos se recusaram a desmantelar as políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) a pedido dos acionistas.
Embora as iniciativas de DEI no local de trabalho tenham se tornado comuns na última década, recentemente elas enfrentaram mais escrutínio tanto do ponto de vista legal quanto cultural – com algumas empresas revertendo suas iniciativas de DEI após boicotes liderados por consumidores conservadores.
O Projeto 2025, uma série de políticas apoiadas por vários defensores do próximo governo Trump, lista a abolição das práticas de DEI nos setores público e privado entre as principais metas do próximo governo conservador.
O conselho de administração da Costco rejeitou os pedidos para remover seu programa DEI, que os acionistas descreveram como “discriminação ilegal”, provocando a reação dos membros do movimento MAGA.
Depois que um grupo de acionistas solicitou um “relatório sobre os riscos de manter os esforços do DEI”, o conselho defendeu as políticas existentes da empresa, dizendo: “Nossos esforços em torno da diversidade, equidade e inclusão seguem nosso código de ética”.
A defesa foi recebida com raiva por muitos apoiadores de Trump, com alguns pedindo um boicote nas mídias sociais.
O conselho de administração da Costco disse em um comunicado emitido na sexta-feira (27): “Nosso Conselho considerou essa proposta e acredita que nosso compromisso com uma empresa baseada no respeito e na inclusão é apropriado e necessário.
“Nosso sucesso na Costco Wholesale foi construído com base no atendimento às nossas principais partes interessadas: funcionários, membros e fornecedores. Nossos esforços em relação à diversidade, equidade e inclusão seguem nosso código de ética.”
Robby Starbuck, um cineasta pró-Trump, escreveu no X, antigo Twitter, na segunda-feira (30): “Por enquanto, sugiro que os consumidores conservadores encontrem outros lugares para gastar seu dinheiro se o Costco está tão empenhado em dobrar a aposta no DEI. Se eles forem espertos, o Costco fará o que é certo para seus acionistas e mudará antes que voltemos nossa atenção para eles”.
AJ Huber, um conservador que se autodenomina MAGA, escreveu no X no sábado (29): “O conselho de administração do Costco recomendou que seus acionistas não votassem pelo fim de seu grande programa DEI. Claro que não! Absolutamente não! Boicotem o Costco! Cancele sua associação! Nada pode impedir que nós, o povo, façamos a América grande novamente!”
Nadine Smith, uma ativista de direitos civis, escreveu no X no sábado (29): “Se você desmorona quando seus valores são testados, eles não são valores, eram campanhas de marketing. Muito bem, Costco!”
Em meio ao debate nacional em andamento sobre os programas de DEI, as empresas provavelmente continuarão a examinar suas políticas. Trump, que deve retornar à Casa Branca em 20 de janeiro, prometeu ser mais crítico em relação às iniciativas de DEI no governo federal e no setor público em geral.