Histórico

Corredor brasileiro é recordista de vitórias na Flórida

Boa safra de resultados fez com que Pinga desistisse da aposentadoria marcada para este ano

Joselina Reis

Ele leva apenas 16 minutos e 30 segundos para correr 5km. No auge dos seus 49 anos, o brasileiro Luiz Souza tem deixado muito jovem para trás durante as competições das quais participa. Souza, mais conhecido pelo apelido de ‘Pinga’, acaba de ganhar o primeiro lugar na competição “Strides For Education 5k”, no último dia 8 de dezembro, em Fort Lauderdale. Pinga nem parou para descansar e no sábado (15) ele vai tentar o bicampeonato na “North Creek Explorer 5k”, em Coconut Creek .

Pinga é recordista de vitórias em corridas de 5km no estado da Flórida, com 19 primeiros lugares em 32 provas das quais participou em 2012. O recorde foi reconhecido pelo Great Fort Lauderdale Roadrunner Club. Ele próprio era o recordista anterior, com 18 vitórias em 1996. A marca foi mantida até este ano, quando ele pensava em se aposentar.

No entanto, os bons resultados o impulsionaram a continuar com as corridas de rua. Mas, para vencer os desafios, Pinga precisa manter uma rotina diária de duas horas (de 5 às 7am) de treinamento para manter o bom desempenho e assim garantir o patrocínio. “Aqui os patrocinadores só querem saber de quem está no primeiro lugar”, garante ele, que tem ajuda da fabricante de artigos esportivos Reebok.
Além do treinamento, ele mantém uma alimentação saudável, dorme cedo, tem folga toda véspera de competição e o seu segredo está na hora da largada. “Começo lentamente e aumento o ritmo na reta final. É ai que passo na frente deles, todos exaustos”, revela.

Como não só de corrida vive um corredor amador, Pinga tem sua própria empresa, no ramo de construção civil, e por isso não pode participar de competições fora do estado. Mas não há problema quanto isso. Ele garante que a Flórida oferece várias oportunidades de competições anualmente e após a sua última corrida de 2012, no dia 15 de dezembro, ele sai férias e viaja para sua cidade natal, Governador Valadares. Mas já volta para as ruas no início de fevereiro. “A minha marca de 16min30seg está ótima para minha idade. Quando ficar ruim eu me aposento”, planeja.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version