A companhia energética Florida Power & Light (FPL) está planejando ao menos três reajustes nas contas de luz dos usuários do Sunshine State em 2023. O primeiro vai entrar em vigor já no dia 1 de janeiro e deve adicionar cerca de $5,00 para cada 1.000 quilowatts-hora consumidos no mês.
Em abril, a empresa está projetando outro acréscimo para se recuperar da alta nos custos dos combustíveis registrada no primeiro semestre deste ano, e dos prejuízos causados pelos impactos da última temporada de furacões.
O próximo aumento deve ocorrer em junho e vai servir para cobrir gastos com energia solar adicional, linhas subterrâneas e melhorias na rede elétrica. Os valores a mais que serão cobrados dos clientes em abril e junho ainda não foram definidos entre a empresa e a Comissão de Serviços Público estadual.
A Flórida possui cinco concessionárias de energia elétrica no total. A FPL, que tem sede em Juno Bech, atende a pelo menos 12 milhões de pessoas e é a que tem as tarifas mais baixas do estado, e também em nível nacional, de acordo com Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Alguns dos aumentos planejados para 2023, segundo a companhia, eram para ter sido aplicados este ano. Mas a empresa adiou a decisão por causa da volatilidade no mercado de gás natural, e os impactos da inflação no custo de vida da população.