O Consulado-Geral do Brasil em Miami fechou uma parceria com o Banco do Brasil Americas para o desenvolvimento de um sistema de pagamento online integrado ao e-Consular, a plataforma usada para agendar serviços de atendimento ao cidadão no consulado.
Com a nova funcionalidade, o usuário poderá fazer pagamentos com cartão de débito ao solicitar serviços consulares pelo e-Consular. Além de maior comodidade para o cidadão, o sistema tornará mais eficiente o processamento dos serviços pelo Consulado. Seguro, o sistema prevê a devolução do valor pago de forma quase instantânea, caso o usuário desista do serviço ou se ele não puder ser prestado por algum motivo.
A possibilidade de pagar online por serviços consulares é uma demanda frequente da comunidade brasileira. Atualmente, o único meio de pagamento aceito é a money order do USPS, o que exige que o deslocamento até uma agência dos correios para adquirir o documento. A alternativa de pagamento com money order será mantida após a implementação da nova opção, para atender os usuários que não possuem conta em banco ou cartão de débito.
Ainda em fase de testes, o sistema está previsto para entrar em operação em janeiro de 2022, e o consulado informará a data exata do início de seu funcionamento e a disponibilidade para os usuários.
Em cerimônia realizada no dia 6 de dezembro, o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, João Mendes Pereira, o CEO do BB Americas, Carlos Omine, e a vice-presidente executiva da instituição, Tereza Raquel da Costa, deram o passo inicial para o lançamento do sistema. O evento contou ainda com a participação do CEO do Banco do Brasil S.A., Fausto de Andrade Ribeiro.