A brasileira Lenaria Aparecida Pereira Sandoval, de 31 anos, foi deportada para o Brasil no dia 27 de março e entregue às autoridades brasileiras. A notícia foi divulgada pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) nesta quinta-feira (24). Lenaria estava presa desde o início de 2023 e aguardava o parecer do juiz de imigração.
No Brasil, ela é acusada de matar José Ribeiro de Lima em 2013 e, junto com uma comparsa, atear fogo ao corpo do idoso, que na época, tinha 66 anos. Segundo o ICE, ela fugiu para os Estados Unidos em 2015, entrando por Orlando e chegou a aplicar para obter um green card em 2021, omitindo o fato de responder por um crime no Brasil.
“Ao deixar de divulgar essas informações de forma fraudulenta, ela violou os termos da mudança em seu status de imigração”, destacou o Diretor do Escritório de Campo da ERO Boston, Todd Lyons. “Sandoval erroneamente acreditou que poderia evitar a responsabilidade pelos crimes graves pelos quais foi condenada e sentenciada no Brasil”, acrescentou.
Ela deve cumprir a pena de 17 anos de prisão pela qual foi condenada em 2021, mesmo estando foragida. Lenaria é natural de Campos Altos e o crime foi cometido na mesma cidade.