Negócios

Companhia americana Mattel lança Barbie inspirada em portadoras da Síndrome de Down

Fabricante trabalhou em estreita colaboração com a National Down Syndrome Society, que orientou sobre o design da boneca

Brinquedo faz parte da linha Fashionistas 2023, que é totalmente focada em diversidade (foto: Mattel)

A empresa Mattel, que fabrica a clássica boneca Barbie, anunciou nesta terça-feira (25), o lançamento da primeira Barbie com Síndrome de Down. A companhia, com sede na Califórnia, destacou que a ideia e permitir que mais crianças se vejam na boneca, além de gerar uma reflexão sobre o mundo ao seu redor. “A Barbie com síndrome de Down busca inspirar mais histórias por meio da brincadeira”, disse a Mattel em comunicado.

Para garantir que a reprodução fosse precisa, a fabricante revelou que “trabalhou em estreita colaboração” com os líderes da National Down Syndrome Society, que orientou sobre o design das roupas, acessórios e da embalagem. As mangas do vestido trazem borboletas amarelas e azuis, que são associadas à consciência da síndrome de Down. O colar com três chevrons para cima representa as três cópias do cromossomo 21, que é o material genético que causa as características associadas à síndrome. “Os chevrons, ou setas, são um símbolo que une a comunidade Down e destinam-se a representar ‘os poucos sortudos’ que têm alguém com a síndrome em sua vida”, disse Kandi Pickard, presidente e CEO da National Down Society. O brinquedo faz parte da linha Fashionistas 2023, que é totalmente focada em diversidade.

A Mattel disse que a boneca estará disponível para venda neste verão e vai custar $ 10,99. De acordo com os Centers for Disease Control (CDC) cerca de 6.000 bebês nascem portadores da síndrome de Down todos os anos nos Estados Unidos. Isso representa 1 em cada 700 nascimentos, diz o CDC.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo