A companhia aérea Finnair, da Finlândia, quer que seus passageiros subam na balança, voluntariamente, antes de embarcar. Segundo informou a companhia aérea, a iniciativa visa a aprimorar a segurança de voo, melhorando os cálculos de peso e balanceamento da aeronave usando dados reais de passageiros. “Enquanto muitas companhias aéreas europeias dependem de pesos padrão estabelecidos pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), a Finnair acredita que utilizar pesos reais de clientes é a abordagem ideal”, afirma a empresa em nota.
A última vez que a Finnair realizou uma pesagem de passageiros foi em 2017 e 2018, com a necessidade de repetir o processo a cada cinco anos para aprovação da autoridade de aviação civil da Finlândia. Satu Munnukka, chefe de operações em solo da Finnair, explicou: “Utilizamos os dados de pesagem para os cálculos médios necessários para a operação segura dos voos, e os dados coletados não estão vinculados de forma alguma aos dados pessoais do cliente”.
A empresa vai realizar a pesagem em fevereiro, abril e maio. Os passageiros vão subir na balança com suas bagagens de mão. “Quando fizemos isso há alguns anos, muitos passageiros quiseram participar da pesagem e esperamos que, desta vez, tenhamos um grande número de voluntários. Queremos ter informações precisas para o cálculo do peso da aeronave”.