Temporada da NBA terá 67 atletas estrangeiros, entre eles três brasileiros
A temporada 2008/09 da NBA já começou e, diferentemente dos outros anos, está difícil apontar a equipe favorita. O único fato concreto é que o Brasil terá três representantes entre os 30 times que disputam o torneio de basquete mais espetacular do mundo: o armador Leandrinho, do Phoenix Suns; o pivô Nenê, do Denver Nuggets; e o ala Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers.
O campeão da temporada passada, o Boston Celtics, manteve a espinha dorsal do quinteto que conquistou o título em 2007/2007 – Kevin Garnett, Ray Allen e Paul Pierce. No entanto, os adversários vêm motivados e dispostos a tirar a coroa do time de Massachusetts. O Los Angeles Lakers, por exemplo, é apontado pela crítica como o time a ser batido: 46% dos jornalistas entrevistados apontaram a equipe de Kobe Bryant e do técnico Phil Jackson como a melhor preparada para a maratona de jogos. “Eu não me importo com pesquisas. No ano passado ninguém nos escolheu, mas nós nos escolhemos e vencemos”, rebateu Doc Rivers, técnico do Boston.
Outro forte candidato ao título é o Cleveland Cavaliers, do astro LeBron James. Apesar de não ter realizado nenhuma grande contratação, os Cavaliers contam com uma base mais bem definida, com Ben Wallace e Varejão prontos para assumirem o papel de coadjuvantes de LeBron. Também não pode ser descartada a força do San Antonio Spurs, de Tim Duncan, Tony Parker e do argentino Manu Ginobili, considerado o melhor jogador reserva do último torneio.
Por falar nisso, a NBA comprova a sua vocação de legião estrangeira e vem este ano com o número recorde de 67 atletas de 31 países ‘internacionais’, entre eles um iraniano – o pivô Hamed Hadadi, do Memphis Grizzlies. A maior representatividade é francesa, com oito jogadores, seguida da Espanha, que tem seis na liga, o principal deles Pau Gasol, do Los Angeles Lakers. Outros destaques são o canadense Steve Nash, companheiro de Leandrinho no Phoenix Suns, e o pivô gigante chinês Yao Ming, do Houston Rockets.