A empresa de trens de alta velocidade Brightline apresentou para um grupo de convidados, na quinta-feira (20), sua tão aguardada estação no Aeroporto Internacional de Orlando (MCO). Em processo de finalização, a estação ainda não tem data de inauguração, mas a previsão é que os trens que ligam Miami e Orlando em uma viagem de três horas, comece a circular neste verão.
Para os ansiosos em garantir assentos nas primeiras viagens do trem, bilhetes estarão disponíveis para venda no site da companhia a partir de maio. Os preços variam entre $79 para assentos Smart e $149 para assentos Premium, ambos para apenas um trecho. A companhia anunciou que também vai disponibilizar pacotes para famílias de até quatro pessoas que custarão menos de $199 por trecho. O serviço Premium da Brightline inclui refeições e bebidas de cortesia, um lounge exclusivo de primeira classe, despacho de bagagem gratuito e embarque prioritário.
Assim que o serviço começar neste verão, a Brightline vai operar 16 viagens diárias de ida e volta com partidas de hora em hora entre Miami e Orlando. Haverá outras opções de trem saindo de Orlando com paradas em West Palm Beach, Boca Raton, Fort Lauderdale e Aventura.
A Brightline Orlando Station fica dentro do aeroporto, adjacente ao Terminal C, inaugurado em setembro para atender a JetBlue e voos internacionais. Ele se conecta diretamente ao Parking Garage C do aeroporto, que terá 350 vagas dedicadas aos hóspedes da Brightline. Os passageiros podem viajar facilmente para os Terminais A e B por meio do transporte automatizado, e os horários de partida da Brightline serão exibidos em todo o aeroporto.
Além disso, a companhia terá uma parceria com a Uber, oferecendo viagens gratuitas para clientes Premium e facilitando o acesso ao serviço de transporte por aplicativo aos passageiros do trem. A Brightline+ também oferece transporte de rota fixa entre a estação de Miami e o Aeroporto Internacional de Miami (MIA), bem como três destinos em Miami Beach; e a estação de Fort Lauderdale e o Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale/Hollywood (FLL). Passeios só de ida custam $10 por pessoa. O serviço de transporte gratuito Brightline Aventura Mall leva os passageiros até a parada de ônibus do Aventura Mall. Os veículos elétricos da vizinhança operam gratuitamente nas estações de West Palm Beach, Boca Raton, Fort Lauderdale e Miami. E tem também o sistema de transporte gratuito para eventos esportivos como jogos do Miami Marlins, Miami HEAT e Inter Miami CF.
“Isso é um divisor de águas para o estado”, disse Patrick Goddard, presidente da Brightline. “Diga adeus ao congestionamento e as viagens de carro cheias de stress e relaxe assistindo um filme enquanto desliza sem esforço pelo estado a bordo do nosso trem”, completou.
A inauguração da Brightline Orlando Station é um marco histórico para a Flórida, transformando o Aeroporto Internacional de Orlando no único aeroporto do país com uma estação ferroviária de alta velocidade intermunicipal. Sem contar que a última geração dos trens Brightline recentemente atingiu velocidades de 130 mph, tornando-se o trem mais rápido do sudeste.
De acordo com a companhia, cerca de 35 milhões de pessoas viajam entre o sul da Flórida e a Flórida Central por ano – e 98% delas dirigem ou pegam um ônibus. Cerca de 50 milhões de pessoas entram e saem dos aeroportos de Orlando e Miami, enquanto os portos de cruzeiros da Flórida Central e do Sul da Flórida – Port Canaveral, Port Everglades e PortMiami – atendem a 16 milhões de passageiros. “Considerando que a Flórida atrai 130 milhões de visitantes por ano, o impacto da Brightline no turismo da Flórida será transformador”, acrescentou Goddard.