O triatleta carioca Alessandro Medeiros, de 53 anos, ficou em segundo lugar no ranking da “Miami 100 Ultra Marathon”, corrida de 160 km que aconteceu no último dia 23 de setembro, com 32 participantes de diversos países. O brasileiro ficou atrás do americano Lucas Hathaway, de 30 anos.
Morador de Deerfield Beach, Medeiros é conhecido na comunidade esportiva como o “primeiro ultra-atleta carnívoro do mundo”. A alimentação 100% animal, composta de carne bovina, frango, porco, peixe, vísceras e ovos, começou em 2019, quando ele decidiu testar os efeitos da dieta em sua prática de alta performance. “Existe um conceito que atletas devem obrigatoriamente consumir uma quantidade extraordinária de carboidratos durante a atividade física, mas isso já caiu por terra com estudos recentes”, conta.
No ano passado, Medeiros atingiu um feito inédito: correu o mundial de Ultraman na ilha de Kona, no Hawaii, sob dieta exclusivamente carnívora, e alcançou a 12ª colocação.
Além da fonte de energia exclusivamente animal, ele afirma que corre em “jejum metabólico”, consumindo o mínimo de calorias possível. “Durante essas provas, que podem durar horas ou até dias, contamos com um carro de apoio que nos fornece suplementos alimentares; no último Ultraman, levei uma quantidade de fraldinha equivalente a 200 calorias – para ser considerado jejum metabólico, precisa consumir abaixo de 500 calorias por dia. No total, queimei 17 mil calorias nessa prova”, contou o atleta ao AcheiUSA.
Medeiros destaca que sua decisão em se alimentar somente de carnes e ovos é acompanhada por uma junta médica no Brasil, composta por nutricionista, cardiologista e outros clínicos. “Faço exames periódicos e minha saúde é perfeita”, afirma.Para saber mais sobre a jornada esportiva de Alessandro Medeiros, acesse o perfil dele no Instagram @medeirosendurance