Dois homens morreram e várias pessoas foram resgatadas na semana passada em praias banhadas pelo Golfo do México, enquanto fortes correntezas continuam a atingir o Panhandle da Flórida, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Walton. As mortes dos turistas do Texas e Tennessee completaram um total de 10 afogamentos fatais em menos de duas semanas na região.
A alta taxa de afogamento levou Joethan Phillips, Chefe de Segurança de Praia de Gulf Shores, a emitir um alerta público sobre a importância de verificar o sistema de bandeiras presentes nas praias. “Creio que muitas pessoas não sabem o que significam as bandeiras ou, muitas vezes, nem observam que elas estão lá”, disse. Segundo ele, a maioria das mortes aconteceram enquanto estavam hasteadas bandeiras vermelhas, indicando alto risco de afogamento. “Nesse caso, água até o joelho já é muito fundo”, orienta.
Phillips observou, no entanto, que cada caso é diferente. “Em alguns dos afogamentos recentes, a vítima entrou na água para ajudar um membro da família que estava em perigo devido às correntezas”, contou. Ele espera que a campanha Beach Safe, lançada em um esforço cooperativo por Gulf Shores, Orange Beach e Fort Morgan, ajude a educar o público sobre segurança na praia.
Tommy Ford, xerife de Bay County, também veio a público falar dos perigos das correntezas nas águas do Golfo. “Estou muito frustrado com a situação que temos com mortes trágicas e desnecessárias no Golfo”, escreveu no Facebook oficial do condado. “Observei policiais, bombeiros e salva-vidas arriscando suas vidas para salvar estranhos. Já vi pessoas morrerem tentando salvar seus filhos e entes queridos, incluindo dois pais no Dia dos Pais”, disse.
“Esses mesmos heróis, que arriscaram tudo para salvar os outros, foram amaldiçoados e punidos, enquanto tentavam alertar os visitantes sobre os perigos que ameaçam sua vida”, escreveu Ford. “Usamos as ferramentas fornecidas pela comissão do condado para multar os infratores em $500 por entrar na água com bandeiras vermelhas duplas”, disse. “Não temos recursos ou tempo para multar todas as pessoas que entram na água, mas estamos fazendo o possível para aplicá-las como um impedimento para entrar na água em situações perigosas”.
Os perigos das correntezas também aparecem nos dados do Serviço Nacional de Meteorologia que mostram que, entre 2002-2021, as correntezas foram responsáveis por mais mortes (191) ao longo da costa do Alabama e do Panhandle da Flórida do que tornados, raios, sistemas climáticos tropicais e inundações, combinados (170).
Entenda as Bandeiras de Alerta
Existem cinco bandeiras e diferentes combinações para alertar os banhistas sobre as condições do mar:
Bandeiras vermelhas duplas: O mar está fechado ao público. Os infratores podem ser presos e multados.
Bandeira vermelha única: perigo alto, indicando ondas altas e/ou correnteza forte. Qualquer um que não seja um excelente nadador é aconselhado a ficar fora da água.
Bandeira amarela: perigo médio, indicando ondas e/ou correnteza moderada.
Bandeira verde: perigo baixo, com condições calmas.
Bandeira roxa: Vida marinha urticante presente, como águas-vivas ou arraias