O Democrata Joseph R. Biden foi confirmado nesta segunda-feira (14) como vencedor da eleição presidencial de 3 de novembro pelo Colégio Eleitoral, ultrapassando os 270 votos necessários para tornar-se o próximo ocupante da Casa Branca.
A marca de 270 foi ultrapassada depois que a Califórnia confirmou seus 55 votos no Colégio para o Democrata. Nenhum eleitor do Colégio Eleitoral de nenhum estado votou até agora contra a vontade popular.
A certificação segue agora para o Congresso, onde Joe Biden será proclamado presidente e Kama Harris sua vice, no dia 6 de janeiro. A cerimônia de posse de Joe Biden como o 46° presidente dos Estados Unidos será no dia 20 de janeiro, em Washington, D.C.
Apesar da ameaça de apoiadores do presidente Trump – que acreditam numa suposta fraude até agora não confirmada por nenhuma investigação oficial – de promoverem protestos em alguns estados, a votação foi tranquila e sem incidentes. Em alguns lugares, inclusive, houve maior presença de policiais do que de manifestantes.