Histórico

Colbert faz graça no Congresso Nacional

Em depoimento a parlamentares, humorista usa sarcasmo para defender imigrantes

Os imigrantes receberam um apoio de peso esta semana no Congresso Nacional. Desta vez o depoimento favorável à causa não foi de um parlamentar democrata ou de um ativista, mas sim do comediante Stephen Colbert, do canal Comedy Central. Chamado para testemunhar na Subcomissão para a Imigração da Câmara dos Deputados sobre o problema dos agricultores indocumentados, o humorista usou o sarcasmo para defender seu ponto de vista e, ao final, foi praticamente expulso da sessão por um dos membros do comitê, o deputado por Michigan John Conyers.
Colbert – que no programa The Daily Show desempenha o papel de um conservador totalmente contrário à imigração ilegal – respondeu às perguntas de acordo com o seu personagem e abusou de piadas para criticar sutilmente o Congresso e a sociedade americana pela forma com que o debate imigratório está sendo conduzido. Depois de passar dez horas no campo (em New York) trabalhando com os indocumentados, ele defendeu a permanência dos imigrantes no país.

“Não sou um fã do Governo, mas acho que o projeto de lei que oferece mais vistos temporários de trabalho talvez funcione. Aliás, algo tem que ser feito, senão vou ter que voltar para o trabalho no campo”, disse Colbert. Ele citou a campanha “Fiquem com nossos empregos”, organizada pelo sindicato de trabalhadores agrícolas UFW para rebater as acusações de que os indocumentados tiram o emprego dos americanos.

De acordo com cálculos extraoficiais, há nos Estados Unidos cerca de dois milhões de trabalhadores do campo sem documentos, ou seja, cerca de 60% desta força laboral. Para defender a classe, Colbert começava os trechos de seu depoimento em tom conservador, mas finalizava com comentários escrachados, fazendo graça do medo que os conservadores têm dos imigrantes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version