Salgado por Salgado
O Brazilian Film Festival of Miami (BRAFF) deu a partida para as atividades de 2019 neste mês de abril. No dia 18 passado aconteceu a exibição do filme “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e o filho do consagrado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, Juliano Salgado. O documentário, indicado para o Oscar em 2015, registra a trajetória de 40 anos de Sebastião como fotógrafo pelo mundo, juntando na tela as imagens fantásticas que já lhe rederam tantos prêmios internacionais. O Festival, este ano na sua vigésima-terceira edição, acontece no próximo semestre, entre os dias 14 e 21 de setembro.
Lupa no board
Por falar em BRAFF, a coluna dá parabéns para o DJ Luis Paulo Souza, o Lupa, o novo integrante do comitê organizador do Festival.
Trinta anos do Camila’s
O tradicional restaurante Camila’s comemorou 30 anos na semana passada. Fundada por Manuel e Brasília Briote, a casa teve sucesso quase imediato, graças à invasão brasileira que tomou conta de Miami nos anos 1990, com multidões em busca das pechinchas e muambas nas lojas de Downtown, no tempo em que o real valia um dólar. Nessa época, os brasileiros faziam uma enorme fila na porta do restaurante da First Street. Com o fim da paridade do real com o dólar, aos poucos os brasileiros foram desaparecendo de Downtown Miami, e a casa sofreu com essa diminuição. A virada de mesa veio em 2013, quando dois funcionários do Camila’s, Alex Alencar e Leonardo Charamba, juntaram esforços e compraram o restaurante dos Briotes. Começou aí uma trajetória de sucesso, que veio principalmente pela popularidade da filial de Orlando, parada quase obrigatória de todo brasileiro que visita a cidade. Impressionante é a presença do Camila’s nas mídias sociais. O perfil do restaurante no Instagram tem mais de um milhão de seguidores, certamente uma das maiores legiões de fãs de restaurantes no mundo.
Rodando de ônibus
O jornalista Chico Moura acaba de lançar seu novo livro, “Circular Américas – Uma Viagem de Ônibus”, que conta as aventuras e percalços de uma jornada de cinco meses percorrendo vários países da América do Sul de ônibus. Chico relata os cinco meses de viagem em notas e fotografias que mostram as riquezas e misérias de um continente ainda longe da prosperidade da sua contrapartida do norte, mas ainda assim rico de cultura e arte. Foram 22 mil quilômetros percorridos por 9 países e 36 cidades diferentes. No próximo dia 22, o jornalista vai promover uma noite de autógrafos na Biblioteca Brasileira de New York (240 East 2nd Street, Manhattan).
Adeus a Nanedir
Faleceu neste mês a conhecida corretora de imóveis Nanedir Guimarães, vítima de um agressivo câncer no cérebro. Nanedir foi uma das real estate agents pioneiras no mercado de imóveis para a comunidade brasileira em Broward, onde atuou por mais de vinte anos. Amigos começaram uma campanha pelo GoFundMe para ajudar o marido Antonio a pagar as contas hospitalares estratosféricas acumuladas pelo tratamento de Nanedir. O endereço digital para quem quiser ajudar na campanha é www.gofundme.com/nanedir-and-antonio.
Melhoras
Passa bem o videomaker Bernardo Martins depois do acidente de moto que o levou para uma temporada de recuperação no hospital. A moto pilotada por Bernardo bateu em um carro que atravessou indevidamente a sua frente num cruzamento de Miami. Get well soon, kid.
Nas ondas digitais do rádio
A reformulação total da Rádio AcheiUSA está a todo vapor. A ordem agora é tocar somente o melhor da MPB de todos os tempos, indo contra a corrente das rádios que optam pela programação fácil dos sucessos do momento. Nada contra, mas é tradição nos veículos de mídia do Grupo AcheiUSA apostar no ineditismo e na originalidade. A mudança já deu resultados, e audiência da rádio cresceu mais de 50% desde que implantamos a nova programação. Ouça a rádio pelo endereço www.radioachei.com (ou baixe os aplicativos para Android e iPhone) e faça seu comentário na nossa página do Facebook: facebook.com/radioacheiusa. Queremos ouvir a sua opinião.
Brazilian Voices Jazz Day
O coral de vozes brasileiras femininas Brazilian Voices vai participar das celebrações do International Jazz Day. A data, instituída pela UNESCO em 2011 com o incentivo do monstro sagrado do jazz Herbie Hancock, também Goodwill Ambassador da entidade benfeitora, visa valorizar o gênero musical e sua universalidade. Marcado para todo dia 30 de abril, o Jazz Day pretende reunir nações e comunidades de todo mundo para celebrar o gênero que ganhou o mundo e influenciou a música de todos os povos. Uma celebração à diversidade (a própria essência do jazz), um apelo para o diálogo, pelo combate à discriminação em todas as suas manifestações e um chamamento à valorização da dignidade humana.
Nova BizBrazil
Está nas ruas e nos correios a nova edição da revista BizBrazil. Neste quinto número, o destaque vai para as dicas do chefe do setor comercial do Consulado-Geral do Brasil em Miami, Rodrigo Fonseca, aos empresários brasileiros que querem exportar seus produtos para os Estados Unidos. A BizBrazil também conversou com Vivian Portela, da B&T Consulting, a maior corretora de câmbio do Brasil, e José Carlos Gimenez, diretor da Alpha Sourcing, que indica os caminhos mais lucrativos do comércio exterior. A revista traz ainda os conselhos de Jorge Botrel, da JBJ, para um business plan eficaz e uma cobertura do Road Show no Brasil da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida. Quem quiser receber a revista em casa ou no escritório pode visitar www.bizbrazilmagazine.com e mandar um e-mail para a redação.