Após 17 anos enterradas, bilhões de cigarras saíram da terra e povoaram pelo menos 15 estados do leste dos EUA.
Os insetos da espécie Brood X periodicas devem passar entre seis semanas e dois meses em busca de acasalamento; até que uma nova geração emerja.
Além de tomar as copas das árvores, principalmente no Distrito de Columbia, Maryland, Virginia, Indiana e Tennessee, alguns desses bichos barulhentos têm ido parar direto nos pratos dos americanos.
O consumo da iguaria aumentou radicalmente este ano, ao ponto de o FDA ( Food and Drug Administration) fazer um alerta para um certo tipo de consumidor: os que sofrem de alergia a frutos do mar.
“Sim! Temos que dizer! Não coma cigarras se você é alérgico a frutos do mar, pois esses insetos compartilham uma relação com camarões e lagostas”, observou a FDA em um tuíte publicado na última quarta-feira (2).
De olhos vermelhos e coloração diferenciada, as Brood X têm sido usadas em receitas que vão de saladas à sushi.
No último fim de semana, o chefe Bun Lai, proprietário do restaurante Miya’s, em New Haven, Connecticut, ofereceu uma degustação gratuita de cigarra grelhada em um parque.
“Caça às cigarras e refeição ao ar livre grátis”, disse Bun no Twitter. “Traga ingredientes para cozinhar e junte-se a mim em ser criativo ou apenas comer!” Para quem respondeu ao convite, a aventura gastronômica começou com a coleta de alguns destes insetos.
O chef, que é defensor de uma alimentação sustentável, disse que “em um mundo onde sofremos com a maior pandemia da história, que não é covid, mas doenças relacionadas à dieta, teremos que adotar uma abordagem revolucionária em nossos hábitos alimentares”.
Aos que querem experimentar a guloseima, vale lembrar que a chance não durará para sempre. Depois que os insetos acasalam e seus ovos eclodem, as cigarras em desenvolvimento, conhecidas como ninfas, começam seu ciclo de 17 anos embaixo da terra, alimentando-se no subsolo.
A próxima oportunidade de saborear uma Brood X fresca será em 2038.