Nicole Micheroni recebeu um e-mail do Department of Homeland Security dizendo que ela precisava deixar os Estados Unidos em sete dias. Sua primeira reação foi pensar que a mensagem era direcionada a algum cliente — já que ela trabalha como advogada de imigração. Mas o único nome que constava no e-mail era o de Nicole mesmo.
A questão é que Nicole é cidadã americana, nascida e crescida em Massachusetts. “Provavelmente foi um erro, é o que eu espero”, ela disse aos jornais, mas admitiu que “é preocupante ver esse tipo de mensagem sendo enviada para cidadãos do país”.
O texto do e-mail dizia que a autorização provisória de permanência (parole) tinha sido encerrada e que ela deveria sair dos EUA. Segundo ela, o tom da mensagem era “ameaçador” e, ainda parecia “até spam”. “Mas era oficial”, contou. Como os dados dela aparecem em vários documentos de clientes, a explicação mais provável é que alguém da clientela tenha informado um contato errado, ou algo do gênero, e que o sistema tenha feito uma grande confusão.
O DHS reconheceu que avisos podem ter sido enviados para pessoas erradas e que vão analisar caso a caso. Nicole postou o ocorrido nas redes sociais e recebeu milhares de mensagens de apoio, mas decidiu não entrar em contato com o governo até o momento, na esperança de que toda a história acabe por aqui.