Os meteoros Leonids estão a alguns anos de produzir o tipo de tempestade de meteoros que deslumbra os observadores das estrelas uma vez a cada 33 anos, mas as rápidas bolas de fogo produzidas por eles devem dar um show neste fim de semana.
Quando a chuva de meteoros atingir o pico de atividade, os observadores deverão ter a chance de ver estrelas cadentes zunindo pelo céu a velocidades vertiginosas de cerca de 70 quilômetros por segundo. Os Leonids também são conhecidos por suas bolas de fogo, que são mais brilhantes, mais coloridas e duram mais do que uma faixa média de meteoros que pode, às vezes, passar tão perto do horizonte que suas longas caudas parecem roçar a Terra, de acordo com a NASA.
Mas embora os meteoros sejam rápidos, não são necessariamente abundantes. No auge, os espectadores só poderão ver cerca de 15 meteoros em uma hora.
No entanto, os meteoros têm o seu maior impacto a cada poucas décadas, quando a órbita do seu cometa em torno do Sol provoca uma tempestade de meteoros com centenas – ou mesmo milhares – de meteoros visíveis por hora. Em 1966, os Leonids produziram uma das maiores tempestades de meteoros já registradas, quando milhares de meteoros por minuto caíram como chuva durante um período de 15 minutos, de acordo com EarthSky.org.
A última tempestade de meteoros Leonids ocorreu em 2002.
Aqui está o que você deve saber sobre quando e como ver os Leonids.
Embora os Leonids estejam ativos de 3 de novembro a 2 de dezembro, a chuva atingirá seu pico de atividade no sábado (16) e domingo (17), de acordo com a American Meteor Society.
Os Leonids podem ser visualizados mais claramente a partir da meia-noite, horário local.
Infelizmente, este ano os espectadores terão de enfrentar uma lua minguante quase cheia e brilhante, que prejudicará as melhores visualizações dos meteoros, ofuscando-os.
Embora tenha o nome de Leão porque os meteoros parecem emergir – ou irradiar – da mesma área do céu que a constelação, a NASA aconselha os observadores de estrelas a desviarem o olhar da constelação para obterem as melhores vistas. Os Leonids deverão ser visíveis no céu noturno e aparecerão com uma cauda mais longa para os espectadores que as observarem longe de seu radiante.
Aqui estão algumas dicas gerais de visualização da agência espacial:
- Encontre uma área bem longe da iluminação pública e da poluição luminosa das cidades.
- Venha preparado para as temperaturas do inverno com um saco de dormir, cobertor ou cadeira de jardim.
- Deite-se de costas com os pés voltados para o leste e olhe para cima, observando o máximo possível do céu.
- Deve levar menos de 30 minutos para que seus olhos se adaptem para que você possa ver meteoros. Mas tenha paciência, avisa a NASA: o show vai durar até o amanhecer.