Estados Unidos

 Chrismukkah será celebrado novamente depois de quase 20 anos

O Hanukkah sempre começa no 25º dia do mês judaico de Kislev, uma data que cai entre o final de novembro e o final de dezembro no calendário gregoriano, e que neste ano será no dia de Natal

A união das palavras Christmas e Hanukkah promove a comemoração conjunta de Natal e Hannukkah (reprodução)
A união das palavras Christmas e Hanukkah promove a comemoração conjunta de Natal e Hannukkah (reprodução)

Neste ano o Natal e o Hanukkah serão celebrados na mesma data: 25 de dezembro. A última vez que isso aconteceu foi há quase 20 anos, em 2005. O termo “Chrismukkah”, que significa a sobreposição dos dois feriados, já havia se tornado popular em 2003 quando o personagem Seth Cohen da série de televisão “The OC” adotou o feriado mesclado como uma homenagem ao seu pai judeu e à sua mãe protestante.

A explicação para a coincidência entre as duas celebrações está no calendário judeu, que é baseado em ciclos lunares e não está sincronizado com o gregoriano, que é seguido pelos cristãos.

O Hanukkah sempre começa no 25º dia do mês judaico de Kislev, uma data que cai entre o final de novembro e o final de dezembro no calendário gregoriano, e que neste ano será no dia de Natal.

“Esta pode ser uma grande oportunidade para aprender, colaborar e estar juntos”, Segundo o rabino Josh Stanton, vice-presidente das Federações Judaicas da América do Norte, está pode ser uma grande oportunidade para aprender, colaborar e estar juntos.

Na última quinta, 19,  o  Museu do Holocausto de Houston foi palco de uma festa intercultural, o Chrismukkah, promovida por diversas organizações judaicas locais. O evento reuniu cerca de 300 pessoas das comunidades latinas e judaicas da cidade e teve no cardápio uma mistura das duas culturas: um latke bar com guacamole, chili con queso e pico de gallo, além de purê de maçã e creme de leite e  sufganiot (uma especialidade de Hanukkah).

O Rabino Moshe Hauer, vice-presidente executivo da União Ortodoxa,  concordou com Stanton que a sobreposição do Hanukkah e do Natal deste ano é uma oportunidade excepcional para ver e experimentar a diversidade da América e a diversidade das suas comunidades religiosas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo