Estados Unidos

Chocolates e rosas fazem Valentine’s Day mais caro

Com alta nos preços e desafios logísticos, presentes tradicionais enfrentam dificuldades neste Dia dos Namorados

Celebração do popular Valentine’s Day nos EUA pode ser mais cara este ano. Foto: Wikimedia Commons

O Valentine’s Day deste ano pode não ser tão doce quanto o esperado, por uma combinação de fatores econômicos que estão impactando os produtos tradicionais da data. O preço do cacau, que subiu mais de 300% nos últimos dois anos, está tornando os chocolates mais caros. Além disso, a inflação também afetou o custo das flores, especialmente das rosas, tornando os presentes típicos do Dia dos Namorados mais caros para os consumidores.

Segundo a FinanceBuzz, o preço médio de uma dúzia de rosas nos Estados Unidos chega a US$ 90,50, representando um aumento de 2% em relação ao ano passado. Esse aumento é resultado tanto da inflação quanto dos desafios no cultivo e transporte das flores, agravados por questões logísticas e climáticas, como a escassez de água em algumas regiões produtoras.

Já com o aumento nos preços do cacau, grandes empresas de chocolate, como Lindt e Mondelez, também têm enfrentado desafios. A Lindt, famosa por seus chocolates premium, tem repassado os custos mais altos aos consumidores, assim como a Mondelez, dona da marca Cadbury, que já anunciou aumentos nos seus produtos. Esses ajustes refletem não apenas a escassez de matéria-prima, mas também os impactos das mudanças climáticas nas principais regiões produtoras, como Gana e Costa do Marfim. E isso têm resultado em chocolates mais caros, afetando tanto grandes quanto pequenos consumidores.

Pequenos negócios, como confeitarias e padarias do setor da chocolateria, estão sendo obrigados a revisar suas receitas, buscar alternativas ou até mesmo reduzir a produção. De acordo com especialistas, esses pequenos empreendedores estão tendo que tomar decisões difíceis para continuar operando.

Embora a economia represente um desafio para quem quer presentear na data, alternativas sustentáveis e criativas podem ser adotadas: algumas pessoas têm optado por presentes mais personalizados, como cartões feitos à mão, lembrancinhas ou gestos simbólicos, como flores de papel ou itens artesanais. Além disso, experiências, como jantares caseiros ou passeios ao ar livre, têm ganhado destaque, mantendo a celebração, sem pesar no bolso.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo