A China anunciou, na quarta-feira (2), que uma nova legislação entrará em vigor no país proibindo menores de 18 anos de acessar a internet à noite, das 10 pm às 6 am. A lei exige também limitar o tempo de conexão para os jovens durante o dia. Segundo o governo chinês, as medidas têm como objetivo principal criar um ambiente de internet mais seguro e saudável para crianças e adolescentes. As restrições entrarão em vigor a partir do dia 2 de setembro, após uma consulta pública obrigatória.
De acordo com as novas regras, jovens entre 7 e 16 anos terão duas horas para se conectar à internet por dia, enquanto crianças de até 8 anos só poderão permanecer online por 40 minutos diários. Essas medidas estão entre as mais rigorosas do mundo em relação ao acesso de menores à internet.
Os pais terão a opção de desativar as restrições caso assim desejem. No entanto, a recomendação é que a família sigam a nova medida de proteção dos menores no ambiente online.
O anúncio das novas medidas impactou o mercado financeiro, com várias empresas chinesas do setor tecnológico experimentando quedas na bolsa de Hong Kong. Empresas como Tencent, teve uma redução de quase 3%, e Baidu, uma queda de 3,75%. Em 2021, a Tencent, maior empresa de internet do país, precisou apoiar a limitação de tempo em jogos online para menores de idade para conter a compulsão.
Nos Estados Unidos, os estados do Arkansas, Utah e Louisiana têm projetos para restringir o acesso de crianças à internet e redes sociais.
*Com informações do Portal R7