Um levantamento do Ministério das Relações, divulgado essa semana pelo Itamaraty, estima que 4,59 milhões de brasileiros vivem atualmente no exterior. O número é o maior desde 2009, quando eram 3,18 milhões brasileiros morando fora. Segundo o estudo, o maior salto de um ano para o outro, desde 2009, foi de 2012 para 2013, quando o número de brasileiros morando fora aumentou 48%.
A maioria, cerca de 1,9 milhão de brasileiros, vive nos Estados Unidos. No país, a maior concentração de imigrantes vindos do Brasil está em New York (500 mil), seguido por Boston (390 mil) e Miami (295 mil). O Itamaraty ressalta que os dados são apenas estimados, uma vez que o registro consular de nacionais no exterior não é obrigatório.
O segundo país com o maior número de brasileiros é Portugal, com 360 mil, e Paraguai, com 254 mil brasileiros. O Reino Unido aparece em 4º lugar na lista, com 220 mil imigrantes brasileiros, seguido do Japão, com 207 mil. O Itamaraty ressalta que os dados são apenas estimados, uma vez que o registro consular de nacionais no exterior não é obrigatório.
De acordo com a pesquisa, alguns países como Afeganistão, Líbia, Tonga e Samoa, não possuem residentes provenientes do Brasil.