O James Beard Foundation Awards, conhecido como o “Oscar da gastronomia americana”, anunciou os semifinalistas nas categorias de restaurante e chef, com um brasileiro entre as estrelas de 2023. Junior Borges, chef executivo do Meridian, em Dallas, no Texas, foi indicado na categoria “Outstanding Chef”, pela excelência de seu trabalho na cozinha. Os finalistas serão anunciados em 29 de março e os vencedores em 5 de junho.
Natural de Mimoso do Sul, pequena cidade ao norte do Rio de Janeiro, Junior Borges atingiu a maioridade como chef em New York, onde morou e trabalhou por 13 anos. Depois de se formar no French Culinary Institute, ele foi chef executivo do Amali, um restaurante mediterrâneo altamente conceituado no centro de Manhattan. Borges mudou-se para Dallas em 2014 como chef executivo do Uchi, onde recebeu uma rara avaliação 5 estrelas do The Dallas Morning News. Borges passou por outras cozinhas antes de abrir, em 2021, o seu próprio restaurante, o Meridian, dedicado à gastronomia brasileira moderna. No menu, o chef coloca seu toque especial em pratos conhecidos dos brasileiros, incluindo picanha, moqueca e brigadeiro.
Além de chef do Meridian, ele é vice-presidente de culinária do The Village e membro do Conselho Culinário do Ment’or, fundação liderada pelos chefs Daniel Boulud, Thomas Keller e Jerome Bocuse, dedicada a apoiar jovens na carreira gastronômica por meio de bolsas e oportunidades educacionais.
“Agradeço minha família, equipe e todos que continuam a nos apoiar todos os dias. Eu não recebo isso sozinho. É o trabalho de tantos e de muito tempo para chegar até aqui. Parabéns a todos os outros indicados e aos meus amigos da lista. Muito obrigado”, publicou o chef em sua conta no Instagram @chefjuniorborges.