Entrou em vigor, nesta sexta-feira (24), a pausa temporária no conflito entre Israel e o Hamas. O cessar-fogo de 4 dias teve início às 7h, pelo horário local. A pausa no conflito deve possibilitar a saída de reféns capturados por terroristas na Faixa de Gaza. A expectativa é que sejam libertados 50 reféns capturados pelo Hamas e 150 palestinos presos em Israel. Palestinos que haviam deixado suas casas na Faixa de Gaza por conta da guerra começaram a voltar para suas cidades, após da trégua acordada entre os dois lados, informou a agência Reuters.
O governo de Israel emitiu diretrizes sobre como os soldados israelenses e outras autoridades devem receber as crianças reféns liberadas pelo grupo terrorista Hamas. De acordo com as instruções, os soldados devem apresentar-se pelo nome; oferecer a mão ou pedir permissão para levantar crianças com dificuldade de andar; e não devem responder às perguntas das crianças sobre o paradeiro dos pais que possam ter sido mortos ou permanecer em cativeiro. As instruções aconselham os soldados a responder da seguinte forma: “Querido, sinto muito, não sei. Meu trabalho é levá-lo para um local seguro em Israel. Lá, pessoas que você conhece estarão esperando por você e responderão todas as suas perguntas”.
Tanques de Israel deixaram Gaza na manhã de sexta-feira. O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, afirmou que está comprometido com o sucesso da trégua e o acordo para a liberação dos reféns, desde que “Israel também esteja comprometido”.
*com informações do G1