Quase um milhão de imigrantes sem documentos permanecem nos Estados Unidos, segundo o novo relatório do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes, que será divulgado nesta quinta 31. De acordo com o estudo, as manobras administrativas do Departamento de Justiça e do Departamento de Segurança Interna (DHS) ocorridas na atual gestão permitiram que essas pessoas ficassem no país sem risco de deportação, e essa tendência não mostra sinais de desaceleração.
O relatório também faz críticas ao governo Biden citando que ao invés de adjudicar os casos com base nos méritos das reivindicações de alívio, os juízes de imigração tiveram que aprovar rapidamente o encerramento de casos.
De acordo com o levantamento, obtido com exclusividade pela Fox News Digital, mais de 700 mil imigrantes em situação irregular tiveram seus casos de imigração descartados, encerrados ou administrativamente fechados, o que possibilita que fiquem nos Estados Unidos indefinidamente sem ter qualquer consequência imigratória.
Quando um imigrante sem documentos é abordado, ele pode ser colocado em procedimentos de remoção e eventualmente enfrentará um juiz de imigração para que seu caso seja decidido.