Na manhã desta terça, 5, a tempestade tropical Rafael estava a 80 milhas a sudoeste de Montego Bay, na Jamaica, com ventos de até 60 mph. Escolas e escritórios do governo foram fechados, assim como nas Ilhas Cayman, que deverá ser atingida pelas chuvas no final desta terça, 5. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, a previsão é que a tempestade ganhe força, tornando-se um furacão que atingirá Cuba na quarta, 6. Os meteorologistas alertam para fortes chuvas em todo o oeste do Caribe, com possibilidade de inundações e deslizamentos de terra.
Alguns tornados são esperados nesta quarta, 6, sobre as Keys e no extremo sudoeste da Flórida. Fortes chuvas deverão se espalhar para o norte do estado e áreas próximas do sudeste dos Estados Unidos nos próximos dias.
As autoridades cubanas informaram nesta segunda, 4, que cerca de 37 mil pessoas estão sob ordens de evacuação no extremo leste do país, na província de Guantánamo. A ilha ainda se recupera do Furacão Oscar, que a atingiu a cerca de duas semanas atrás e matou ao menos seis pessoas. A tempestade também coincidiu com um grande apagão em Cuba.
A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)previu que provavelmente a temporada de furacões deste ano seria bem acima da média, com cerca de 17 e 25 tempestades nomeadas. A previsão indicava até 13 furacões e quatro grandes furacões. Rafael é a 17ª tempestade nomeada da temporada.