Histórico

Centro de Assistência ao Imigrante abre novo serviço de ajuda ao indocumentado

A partir de agora servicos serao oferecidos em português

Joselina Reis

Os imigrantes indocumentados brasileiros agora têm mais uma opção de ajuda. O Centro de Assistência ao Imigrante (IAC-Florida) desde outubro em convênio com a ALM Immigration Services pode representar os imigrantes sem documentos no tribunal de imigração (Immigration Court) do Departamento de Justiça americano.

Até 2009 imigrantes indocumentados em processo de deportação, que permaneceram no país além do tempo prazo permitido pelo visto, ou que entraram nos EUA sem inspeção da imigração precisavam contratar um advogado se quisessem recorrer da decisão da justiça. Como a maioria dos imigrantes, cerca de 89% estavam abaixo da linha da pobreza, o Departamento de Justiça começou a certificar organizações não governamentais para poder representá-los junto ao Tribunal de Imigração.

Entidade dirigida por brasileiros

O IAC existe desde 2012 e oferece assistência à população de imigrantes de qualquer nacionalidade. O diferencial da entidade é que ela é a única dirigida por brasileiros, facilitando o acesso da comunidade brasileira em Broward ao serviços de imigração. “Nós organizamos mutirão de profissionais que orientam a preencher documentos, palestras sobre cidadania, direito do cidadão e acesso aos benefícios governamentais que muitas vezes os imigrantes têm e não sabem”, informa a diretora executiva do IAC, Esther Pereira.

Ela esclarece que muitas famílias não sabem que crianças com necessidades especiais, mesmo que os pais estejam indocumentados, podem ter acesso a ajuda financeira do governo. A ajuda mensal (social security supplement) pode chegar a $700.

O imigrante indocumentado em necessidade precisa entrar em contato com IAC através do email immigrantcenterflorida@gmail.com ou pelo telefone (954) 330-7275. Uma entrevista será marcada para avaliação do caso e a partir daí, se o imigrante tiver possibilidade de legalização, o caso é repassado para a ALM Immigration Services. A entidade é supervisionada por dois advogados certificados pelo Departamento de Imigração e Justiça. Os serviços jurídicos seguem normas regulamentadas pelo governo federal e as taxas são de acordo com as condições de financeiras de cada imigrante, podendo até ser totalmente gratuita.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version