Apesar de dados recentes dos supermercados nacionais apontarem para uma inflação mais moderada nos preços dos alimentos, previsões divulgadas pela Category Partners mostram o custo da ceia natalina em supermercados cerca de 7% mais caro em relação a 2022. Essa projeção foi obtida por meio da análise de dados de vendas fornecidos pela NielsenIQ, coletados em mais de 35 mil supermercados nos Estados Unidos.
Conforme a análise, uma ceia de Natal básica para uma família de quatro pessoas em 2023, adquirida em um supermercado, terá um custo médio de $50,56, comparado a $47,25 em 2022. Apesar da desaceleração na inflação de preços, os valores permanecem 18,5% mais elevados do que os registrados no Natal de 2021. Tom Barnes, CEO da Category Partners, destacou que, embora os preços permaneçam elevados, a alarmante inflação alimentar observada nos últimos dois anos apresentou uma “desaceleração significativa”.
Os dados nacionais dos supermercados NielsenIQ indicam um aumento geral de preços de 6,6% neste ano. No entanto, as variações são notáveis entre os diferentes departamentos do supermercado. Frutos do mar (-1,7%), produtos hortifrutigranjeiros (+2,2%) e carnes (+2,4%) apresentaram inflação negativa ou mais lenta que a média no último ano. Por outro lado, alimentos (+10,5%) e panificação (+9,5%) demonstraram valores mais elevados que a inflação média.