Estados Unidos

CDC recomenda segunda dose da vacina Covid-19 para idosos e pessoas imunocomprometidas

Nova orientação sugere reforço seis meses depois da primeira dose e mais opções para quem tem imunidade baixa

Com a Covid circulando o ano todo, as novas recomendações do CDC sinalizam uma nova abordagem de vacinação. Foto: Freepik

O Centers for Disease Control and Prevention agora recomenda uma segunda dose da vacina Covid-19 2024-2025 para quem tem 65 anos ou mais e para pessoas com sistema imunológico comprometido. A ideia é reforçar a proteção desse grupo seis meses após a primeira dose, já que são mais vulneráveis a casos graves da doença. Além disso, pessoas com imunidade baixa, como quem tem HIV avançado ou faz quimioterapia, podem optar por receber três ou mais doses ao longo do ano, tudo isso em conversa com seus médicos.

Com o vírus ainda circulando o ano todo, a vacina ajuda a evitar hospitalizações e reduzir o risco de Long Covid — os sintomas que continuam mesmo depois da fase aguda da infecção. Dr. Donald Dumford, especialista em doenças infecciosas, explica que a recomendação foca nos mais vulneráveis e busca tornar a vacinação mais acessível para eles.

Apesar do reforço na campanha, a adesão à vacina tem sido baixa: só 12% dos adultos tomaram a versão atualizada até o dia 12 de outubro. Mas, com essas novas diretrizes, o CDC espera facilitar o acesso para quem realmente precisa, ajudando a manter a proteção em dia.

A nova recomendação sinaliza uma mudança na forma como se pensa a vacinação, com uma estratégia para cobrir o ano todo. Para mais detalhes sobre as vacinas atualizadas, acesse: https://www.cdc.gov/media/.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version