Estados Unidos Manchete

CDC recomenda nova vacina contra Covid-19 para todas as pessoas acima de 6 meses de idade

A recomendação visa ajudar a reduzir o risco de doenças graves, hospitalização ou morte por coronavírus; injeções da Pfizer/BioNTech e Moderna estarão disponíveis em diversos pontos de vacinação a partir desta semana

Principais destinos dos turistas da vacina seriam Miami, New York e California (foto: flickr)
Nova vacina de Covid-19 chega ao mercado americano. (foto: flickr)

Todas as pessoas com 6 meses ou mais devem receber uma dose atualizada da vacina contra Covid-19, anunciou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), na terça-feira (12). A recomendação visa ajudar a reduzir o risco de doenças graves, hospitalização ou morte por coronavírus. A agência informou em comunicado à imprensa que as injeções da Pfizer/BioNTech e Moderna estarão disponíveis em diversos pontos de vacinação a partir desta semana.

“A vacinação continua a ser a melhor proteção contra hospitalização e morte relacionadas com a Covid-19”, informou o CDC. “A vacinação também reduz a chance de sofrer os efeitos do ‘long Covid’, que pode se desenvolver durante ou após uma infecção aguda e durar por um período prolongado. Se você não recebeu uma vacina contra Covid-19 nos últimos 2 meses, tome uma vacina atualizada para se proteger neste outono e inverno”, completou. O endosso do CDC e do comitê significa que as vacinas serão cobertas por planos de seguro públicos e privados.

As vacinas atualizadas estão chegando em meio a um aumento no final do verão nas hospitalizações e mortes por Covid-19. Os dados mais recentes do CDC mostram que as hospitalizações por Covid-19 aumentaram 9% na semana passada em comparação com a semana anterior. Apesar do aumento, as hospitalizações ainda representam cerca de metade do que eram durante o pico do inverno passado. As mortes semanais por Covid-19 também aumentaram em agosto.

Novos dados apresentados pela agência mostraram que as taxas mais altas de hospitalizações e mortes ocorrem em pessoas muito idosas e muito jovens: adultos com mais de 75 anos e crianças com menos de 6 meses. Todos os outros grupos apresentam menor risco de resultados graves.

VACINAS ATUALIZADAS

Estudos clínicos apresentados pela Moderna, Pfizer e Novavax na terça-feira (12) mostraram que todas as injeções atualizadas aumentaram significativamente os anticorpos contra as variantes do coronavírus atualmente em circulação, sugerindo que fornecerão uma boa proteção contra as variantes predominantes.

Duas vacinas de mRNA, da Pfizer e Moderna, foram aprovadas e autorizadas pela Food and Drug Administration dos EUA na segunda-feira (11). Uma terceira vacina atualizada, fabricada pela Novavax, ainda está sob revisão da FDA, pelo que a ACIP não conseguiu fazer recomendações específicas para a sua utilização.

No entanto, pela forma como redigiu a votação, o comitê concordou em recomendar qualquer vacina autorizada ou aprovada contendo XBB, pelo que não precisará de se reunir novamente para considerar essa vacina caso a FDA a autorize, como se espera que faça.

Crianças de 6 meses a 4 anos de idade, que possam estar tomando as vacinas pela primeira vez, devem receber duas doses da vacina Moderna e três doses da vacina Pfizer Covid-19, sendo pelo menos uma das doses atualizada em 2023.

O comitê também fez recomendações para pessoas imunocomprometidas moderada ou gravemente. Para estarem atualizados, aqueles com baixa função imunológica deveriam ter recebido pelo menos três doses da vacina Covid-19, sendo pelo menos uma dessas doses da vacina atualizada. Eles também têm a opção de receber uma vacina adicional atualizada no final do ano.

O comitê não decidiu se os idosos com 65 anos ou mais poderão necessitar de outra dose de uma vacina atualizada dentro de alguns meses. Os idosos tornaram-se elegíveis para uma segunda dose da vacina bivalente Covid-19 na primavera passada.

Esta é a primeira vez que as vacinas contra a Covid-19 serão disponibilizadas no mercado comercial. Os fabricantes revelaram os preços de tabela de suas vacinas na terça-feira, com preços no atacado de $ 120 a $ 130 por dose.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version