Histórico

CCBU lembra centenário da morte de Machado de Assis

Documentário sobre a vida e a obra do escritor será exibido no dia 15

Para muitos, ele foi o maior escritor brasileiro. Autor de uma vasta obra que inclui poesias, peças de teatro e artigos, o carioca Joaquim Maria Machado de Assis era também cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta. O centenário de sua morte, ocorrida em 1908, será lembrado pelo Centro Cultural Brasil-USA com a exibição do documentário ‘Machado de Assis, alma curiosa de perfeição’, em sessão única no Consulado Brasileiro em Miami, no dia 15 de setembro, às 6 pm.

Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 e, durante quase 70 anos, viveu de maneira modesta, quase sempre doente – tinha saúde frágil e era epilético. Sofreu preconceitos em virtude da origem humilde, por ser gago e em virtude da pele mestiça (filho de um mulato com uma lavadeira portuguesa), mas sua obra e seu estilo continuam inspirando muitos escritores brasileiros. Apesar do estilo eminentemente formal, os livros de Machado foram se popularizando e até foram adaptados para a televisão, o teatro e o cinema. Isso porque em seus romances e contos, o autor conseguia transmitir a história da sua época.

O centenário da morte de Machado de Assis é momento para se revisitar um dos grandes nomes de nossa literatura e, ciente disso, a diretoria do CCBU vai organizar a sessão do documentário. A entrada é gratuita, mas os interessados devem confirmar presença pelo telefone (305) 376-864 ou pelo e-mail ccbu@bellsouth.net. O Consulado fica no número 80 SW 8th Street, suíte 2600.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version