Histórico

CCBU encerra ano de apresentações do projeto Copa Cultural

Balanço de um ano de eventos que celebraram a diversidade e a riqueza da cultura brasileira no Sul da Flórida

Lea Ferencz

CCBU
Nair Martins, Adriana Sabino e Cassia Martins            Família Cavalcanti

O Centro Cultural Brasil-USA da Florida encerrou a programação Copa Cultural com a apresentação sobre a cidade do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Biblioteca Pública de Key Biscayne no último dia 1o de dezembro e foi prestigiado por brasileiros, latinos e americanos.

Nem só de cariocas saudosos da Cidade Maravilhosa o auditório se lotou, havia não só brasileiros de outros estados como também americanos interessados em conhecer e entender a diversidade e a riqueza da cultura brasileira.

Quem nunca foi perdeu o que acontece por lá e que essa jornalista teve a oportunidade de testemunhar. As apresentações vão além de cumprir a sua missão de passar informações novas sobre a cultura brasileira. O inesperado sempre acontece, graças a um público que interage ativa e entusiasticamente com tudo que lhes é exposto.

Guardadas as devidas proporções, um americano ali presente, pode perfeitamente sentir o clima das torcidas dos estádios brasileiros, quando durante a última apresentação, ao se falar sobre as obras no estádio do Maracanã, a conversa acaba sendo desviada informalmente para os times da paixão dos presentes. E de paixão em paixão, começa-se a falar sobre o resultado do Campeonato Brasileiro, sobre qual é o melhor time… E “desculpe o Fluminense isso”, “perdão o Flamengo aquilo”,” mas o meu time venceu”, “de forma alguma, o meu time…” É como se de repente, todos tivéssemos sido tele-transportados para alguma arquibancada em algum estádio brasileiro. As emoções estavam ali, vivas, presentes!

Por razões assim, que a Copa Cultural foi um programa de absoluto sucesso de público. Começou contando com a tradicional divulgação via email, Facebook e mídia brasileira local e só não esperava com a espontânea ajuda do boca-a-boca. Os que iam a um evento gostavam, divulgavam e na próxima vez estavam lá com algum amigo.

E foi com a ajuda do boca-a-boca que o CCBU conheceu gente como o entusiasmado Paul Bongarzone, um simpaticíssimo americano que viveu um ano em Salvador (BA). Fala Português sem sotaque, ou melhor, com um leve sotaque baiano. Confiram o email que ele enviou para a Presidente do CCBU, Adriana Riquet Sabino:

“Outra vez, obrigado por tudo.  Com a sua ajuda, consegui matar a saudade (por enquanto, né?!) no seu evento maravilhoso (como a sua cidade preciosa) de hoje.
Como eu expliquei hoje, eu gostaria muito de fazer parte de outros eventos no futuro.  Tambem, se quiser ajuda no futuro no Centro, só me avisar, tá bom? TODO MUNDO que eu conheci hoje é gente fina, e estou a sua disposição”
Best regards,
PAUL(O) BONGARZONE

Outra presença marcante ao longo da Copa Cultural foi a do americano Charles Giff. Outro energizado americano, que participou ativamente de todas as apresentações da Copa Cultural.

E para sintetizar o que foi o programa, nada melhor do que a definição da Presidente do CCBU, Adriana Riquet Sabino, “em cada sessão os participantes sairam com alguma informação nova e com uma visão diferente e enriquecedora da cidade.”

Em breve o CCBU anunciará o desdobrar desse programa para 2013. Será a Copa Cultural 2.0 que percorrerá as mesmas doze cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo em 2014 e terá atividades interativas. Imperdível!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo