O Departamento de Homeland Security (DHS) divulgou números que mostram um crescimento significativo de imigrantes vindos da Rússia e Ucrânia tentando atravessar a fronteira dos Estados Unidos com o México.
Essa travessia é feita, na maioria, por imigrantes da América Central e do México, mas nos últimos meses, outras nacionalidades estão sendo registradas.
Em dezembro, dois mil russos e 300 ucranianos foram presos na fronteira. A maioria tentou entrar por San Diego, Califórnia.
Para efeitos de comparação, apenas 53 russos foram apreendidos na fronteira no ano anterior.
O DHS também registrou um aumento na apreensão de indianos, que passou de 800 em dezembro. Mais de 500 turcos também foram presos.
O total de apreensões em dezembro foi de 170 mil, na maioria, imigrantes do Brasil, Colômbia, Equador, Nicarágua e Venezuela, segundo o DHS.
Um agente do Border Patrol comentou o aumento na apreensão de imigrantes de países mais distantes com o site Axios. “Os traficantes de pessoas estão expandindo seus negócios ilícitos para países mais distantes. As pessoas em dificuldades nesses países, decidem se aventurar e muitas vezes não sabem o risco que correm”, disse o agente que preferiu não se identificar.