Agentes do U.S. Customs and Border Protection (CBP – polícia alfandegária americana) apreenderam em um terminal de carga internacional de Louisveille, no Kentucky, mais de 5 mil documentos de identidades falsos, a maioria carteiras de motorista de estados como Flórida, Michigan, Illinois, Missouri, New Jersey e Ohio.
Segundo nota divulgada pelo CBP na segunda-feira (26), seis carregamentos originários da China e destinados a New York continham 2,909 carteiras de motorista falsas e 3,123 carteiras em branco, usadas para criar as identidades falsas. Um dos carregamentos estava endereçado para um indivíduo condenado por estupro infantil, diz ainda a nota. O CBP não divulgou o nome do destinatário.
“A maior preocupação nesses casos é relacionada a atividades ligadas a roubo de indentidade, fiscalização laboral, proteção a infraestruturas, fraude ligada a crimes imigratórios, como tráfico humano. Esses documentos podem ser usados por indivíduos associados ao terrorismo como forma de minimizar a vigilância nos transportes e viagens”, disse Thomas Mahn, diretor da autoridade alfandegária de Louisville.