A administração Biden demonstrou na terça-feira (12) sua disposição em modificar significativamente as políticas de imigração dos Estados Unidos, sinalizando abertura para negociações com os republicanos. A Casa Branca informou aos democratas do Senado que poderia apoiar projetos linha-dura na política de imigração como parte das negociações sobre o pedido de financiamento de emergência do presidente Biden, um pacote de cerca de $100 bilhões que inclui ajuda militar a Israel, Taiwan e Ucrânia.
A proposta da Casa Branca inclui aprovação de uma nova autoridade legal que permitiria a expulsão sumária de imigrantes sem processar seus pedidos de asilo, revivendo efetivamente a ordem do Title 42 da era Trump. Além disso, a administração está disposta a expandir nacionalmente o processo de remoção acelerada, permitindo a deportação sem audiências judiciais.
Embora a disposição da administração Biden em considerar mudanças nas leis de asilo e imigração dos EUA aumente a probabilidade de apoio republicano ao pacote de ajuda externa, a aprovação na Câmara permanece incerta. Defensores dos imigrantes, democratas progressistas e legisladores latinos expressaram preocupação, instando a Casa Branca a evitar restrições permanentes de asilo.
A deputada democrata Pramila Jayapal afirmou: “Destruir o sistema de asilo não resolverá a fronteira sul. Não passamos anos lutando contra essa agenda do governo Trump apenas para cedermos agora às exigências extremas dos republicanos do Senado”, afirmou.
*com informações da CBS News