A Casa Branca condenou na segunda-feira (16) uma postagem agora excluída de Elon Musk no X como “irresponsável”.
No post de domingo (15) à noite – que ele fez após a segunda aparente tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump – Musk, dono da plataforma, respondeu a um usuário que perguntou: “Por que eles querem matar Donald Trump?”
Em seu post, Musk escreveu: “E ninguém está tentando assassinar Biden/Kamala”.
Após intensa reação, Musk excluiu a postagem e voltou atrás como uma piada na manhã de segunda-feira. A postagem teve quase 40 milhões de impressões antes de ser excluída.
“Bem, uma lição que aprendi é que só porque eu digo algo para um grupo e eles riem não significa que será tão hilário quanto um post no X”, escreveu Musk.
“Acontece que as piadas são MUITO menos engraçadas se as pessoas não souberem o contexto e a entrega for somente um simples texto”, acrescentou ele logo depois.
Respondendo ao post na segunda-feira, a Casa Branca condenou Musk por ter “brincado” ou mesmo “encorajado” a violência.
“Como o presidente Biden e a vice-presidente Harris disseram após as notícias perturbadoras de ontem, ‘não há lugar para violência política ou para qualquer violência em nosso país’ e ‘todos devemos fazer nossa parte para garantir que este incidente não leve a mais violência’, dizia o comunicado.
“A violência deve ser apenas condenada, nunca encorajada ou ridicularizada. Essa retórica é irresponsável”, acrescentou a Casa Branca.
Musk endossou Trump, e Trump disse que escolheria Musk para liderar uma comissão de eficiência do governo se eleito.