Seligman, uma cidadezinha rural no norte do Arizona, viveu horas de pesadelo no dia 14 de abril. Boden Allen, um menino de apenas 2 anos, desapareceu de casa, vestindo somente seu pijama. Equipes de resgate, com cerca de 40 pessoas entre policiais e voluntários, vasculharam a região montanhosa e remota durante toda a noite — até cruzaram com dois mountain lions no caminho, segundo o departamento do xerife do condado de Yavapai.
Mas quem acabou virando herói foi Buford, o cachorro de um fazendeiro da região. Depois de mais de 16 horas de buscas, o fazendeiro ligou pro xerife contando que o menino apareceu na sua propriedade — a mais de 11 quilômetros (7 milhas) de onde havia sumido. Segundo ele, foi o cão que encontrou e conduziu o menino até sua propriedade, enquanto fazia ronda pelo terreno.
Ainda não se sabe exatamente como um garotinho de apenas 2 anos conseguiu andar essa distância sozinho – e pelo jeito, muitas perguntas ficarão mesmo sem respostas. Ele disse ao fazendeiro que dormiu debaixo de uma árvore. De acordo com a American Academy of Pediatrics, crianças dessa idade ainda estão desenvolvendo a coordenação motora ao caminhar e têm atenção limitada — ou seja, não costumam ter resistência nem noção de direção suficientes pra ir tão longe.