Uma campanha publicitária anunciada na sexta-feira (2) pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE) irá estampar em outdoors o rosto de imigrantes indocumentados com antecedentes criminais. A estratégia terá início no estado da Pennsylvania e irá focar as jurisdições conhecidas como santuários.
Segundo o ICE o objetivo é “educar o público sobre os perigos das políticas não cooperativas” das cidades-santuário.
Os outdoors serão expostos ao público na quarta-feira (7) e exibirão, inicialmente, quatro homens procurados pela imigração. “Vamos mostrar o rosto desses imigrantes que violaram a lei e que podem representar uma ameaça à segurança nacional”, disse o diretor interino do ICE, Tony Pham.
Além da foto de rosto, a peça publicitária informa o delito cometido e traz a mensagem “políticas de santuário são um perigo real”.
O Department of Homeland and Security (DHS), informou que esses indivíduos já estiveram presos por crimes nos Estados Unidos, mas foram liberados para a comunidade em vez de transferidos para a custódia do ICE.
As cidades-santuário são conhecidas por recusarem-se a cooperar com as forças federais para deportar os imigrantes indocumentados. Apesar do nome “cidades” , essas localidades podem abranger um estado inteiro, um condado ou uma região.
Na Pennsylvania, existem 14 jurisdições santuário: Allegheny County,Bradford County, Bucks County, Butler County, Chester County, Clarion County, Dauphin County, Delaware County, Franklin County,Lehigh County,Lycoming County, Montgomery County, Montour County, Northampton County, Philadelphia, Pike County, Westmoreland County