Mais de 14 mil bombeiros trabalham dia e noite para conter um incêndio que as autoridades denominam Mendocino Complex, que atinge a Califórnia e se tornou o maior da história moderna do estado, após queimar mais de 283 mil hectares, na noite de segunda-feira (6). Sete pessoas já morreram e milhares tiveram que deixar suas casas.
Em seu último boletim, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (Calfire) explicou que um sistema de alta pressão trouxe um clima mais quente, seco e fortes ventos à região na segunda, o que contribuiu para que as chamas se alastrassem mais rapidamente.
Os bombeiros só conseguiram conter 30% do incêndio, que tem dois focos (Ranch e River). As autoridades esperam apagar totalmente as chamas na próxima semana.
“Estamos à mercê do vento”, reconheceu o capitão Thanh Nguyen, porta-voz do Cal Fire no condado de Lake.
O presidente Donald Trump assinou o estado de emergência para a Califórnia, mostrando que o governo federal está pronto para fornecer assistência adicional no combate às chamas.
“Os incêndios florestais na Califórnia estão sendo ampliados e agravados pelas más leis ambientais que não permitem que uma enorme quantidade de água prontamente disponível seja utilizada adequadamente”, ele twittou no domingo. “Também é necessário derrubar árvores para impedir a propagação do fogo!”(Com informações da CNN e G1).